top of page

Resenha - O Chamado do Cuco

  • Leandro Zapata
  • 26 de abr. de 2016
  • 3 min de leitura

Hey there,


Ao iniciar a leitura deste livro, sinceramente, eu não esperava que a história fosse me prender como me prendeu. Afinal, o livro começa com o pondo de vista de Robin, a assistente do detetive Cormoran Strike, falando sobre um pouco sobre sua vida. O que passou pela minha cabeça foi que um livro de detetive que não é contado pelo ponto de vista do próprio detetive não é um dos melhores, afinal, ele é quem faz toda a investigação e a ação. Contudo, obviamente, eu estava enganado, já que nas páginas seguintes, Cormoran entra em ação.


O início um pouco clichê da vida de Cormoran sem dúvida não é um dos atrativos do livro, pois a maioria das experiências com detetives que tive durante minha existência, o que inclui séries, filmes e livros, sempre começam com “problemas financeiros”, ou seja, se ele não arrumar um caso que pague bem, ele precisará mudar de carreira. Basicamente, o “tudo ou nada”. Entretanto, como esperado de Robert Galbraith, mais conhecido como J.K. Rowling, seu trabalho e sua escrita, mesmo clichê, são um deleite para os olhos até mesmo do leito mais crítico.

O livro gira em torno da morte de Lula Landry, uma supermodelo que teve problemas com drogas e mentais. Devido ao seu passado e a fortes indícios, a Scotland Yard encerra o caso como suicídio. Todavia, John Bristow, irmão de Lula, não se convence e contrata o detetive particular Strike que, assim como o leitor – ou pelo menos, a maioria de nós, meros mortais –, não conhece muito sobre o mundo das modelos e dos famosos Rappers. Enquanto a investigação da morte de Lula Landry leva o detetive para dentro desse mundo de riqueza, nós vamos conhecendo e nos surpreendendo junto com ele. E sem dúvida, é uma experiência inesquecível.


Outro ponto forte do livro foi à conexão da vida pessoal e passada de Cormoran com o caso torna o livro ainda mais atrativo. Robert Galbraith, de maneira maestra, nos joga todas as evidências sem medo de que nós desvendemos o final do livro. Pelo menos para mim, nada fez sentido; apesar de que algumas coisas se encaixavam, o leitor sempre fica na dúvida se foi suicídio ou não. E isto é o que mais prende os olhos nas páginas de O Chamado do Cuco.


Robin não é uma personagem tão interessante quando o próprio Comoran; ela ama ser assistente de um detetive e sem dúvida ajuda bastante na investigação, mas, se ela fosse ter seu próprio livro, seria um pouco sem graça. No entanto, ela é um ótimo complemento, não apenas para história quanto para Comoran. Enquanto falta entusiasmo para Strike, por exemplo, ela tem de sobra, o suficiente para os dois. Robin é a cereja de um bolo delicioso com sorvete.


Por fim, não posso falar mais do livro sem dar spoilers de leitura. Entretanto, vou deixar bem claro que, para entender o título do livro, o leitor deve prestar bastante atenção, ou pode passar despercebido.


***


O grande vencedor(a) do sorteio deste livro é: Maristela Rezende!! Parabéns!!


E já vou deixar avisado que no mês que vem (sim, todo mês agora vai ter sorteio enquanto eu tiver dinheiro) vamos sortear o novo livro no universo de Percy Jackson, O Oráculo Oculto.


Obrigado por seus minutinhos e a todos que participaram do sorteio!! Não deixem de acompanhar o blog e as novidades!!


Leandro Zapata

 
 
 

Comments


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SEGUNDA-FEIRA

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

QUARTA-FEIRA

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SEXTA-FEIRA

ARQUIVO

TAGS

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

SIGA-NOS

bottom of page