top of page

Resenha - O Oráculo Oculto

  • Leandro Zapata
  • 31 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

Hey there,


Para quem não gostou de Os Heróis do Olimpo, tenho uma coisa para falar: PERCY JACKSON FICOU BOM DE NOVO! E para aqueles que, como eu, gostam, tenho que informar que esse é melhor ainda. O Oráculo Oculto é o primeiro livro da saga que contará a história de um caído deus Apollo. Por alguma razão desconhecida, Zeus expulsou Apollo do Olimpo e o transformou em uma adolescente de 16 anos chamado Lester Papadopoulos – não se preocupe, eu também pulava esse nome toda vez que aparecia no livro. Não se preocupe, essa é uma resenha completamente sem spoilers.


Imagine a pessoa mais convencida que você conhece, adicione um abdome indefinidamente malhado, centenas de milhares de amantes em quatro mil anos de história e narcisismo. Pois bem, temos agora nosso Apollo; agora, imagine que ele perdeu tudo isso e ainda acabou com espinhas no rosto. Durante o livro, várias vezes são feitas referências e comparações com seu ser divino, o que torna a narrativa extremamente leve e engraçada – um exemplo é quando ele decide pedir ajuda a Percy, que está tentando escapar da vida de semideus para terminar a escola e ir para faculdade com Annabeth, Apollo afirma que Percy tem que ajudá-lo por que ele ensinou ao semideus tudo que ele sabe (nós sabemos que esse não é caso).

Quanto ao enredo. A história gira em torno dos Oráculos – sim, existem outros quatro além do de Delfos – e de uma organização chamada Triunvirato, que – e eu achei essa uma jogada muito, muito boa de Rick Riordan – estava conectado com os acontecimentos durante os dez livros anteriores. Infelizmente, não tenho como revelar muito sem dar spoilers do final, por isso, vou parar por aqui.


O final, de fato, realmente me surpreendeu, já que tivemos algumas reviravoltas inesperadas, isto é, se você considerar os padrões dos livros anteriores. Também temos, pela primeira vez, a ausência completa do auxilio dos deuses, já que Zeus proibiu todos eles de tentar se quer ajudar Apollo, o que difere dos outros, já que sempre tínhamos um olimpiano ex-machina de vez em quando.


Apollo, sem dúvida se tornou o meu deus olímpico favorito – e infelizmente ele não tem como saber disso, já que a história acontece em “tempo real” e, portanto, neste momento, ele deve ser um humano correndo atrás de suas provações para voltar ao Olimpo; será que os outros deuses vão dizer isso pra ele? Espero que sim, mesmo que isso infle ainda mais o ego dele.


O Oráculo Oculto é leitura obrigatória para qualquer um que é fá do Rick. É divertido, é cheio de aventura, mistério, perigos, seres mitológicos diferentes dos que vimos até aqui – afinal, já estamos cansados de repetições de minotauros, deuses menores, semideuses e o submundo. A única parte ruim é ter de esperar um ano – sim, um ano inteiro já que ele foi publicado agora – para o segundo, que já tem título “The Dark Prophecy”; eu não creio que haja uma tradução oficial, então fiquem com a minha mesmo: “A Profecia Sombria”.


***


O grande vencedor(a) do sorteio deste livro é: Gislaine Motti!! Parabéns!!


E já vou deixar avisado que no mês que vem vamos sortear o livro Cinder, de Marissa Meyer


Obrigado por seus minutinhos e a todos que participaram do sorteio!! Não deixem de acompanhar o blog e as novidades!!

 
 
 

Comments


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SEGUNDA-FEIRA

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

QUARTA-FEIRA

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SEXTA-FEIRA

ARQUIVO

TAGS

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

SIGA-NOS

bottom of page