Como eu supero bloqueio de escritor?
- Jerry Jenkings | Traduzido por Leandro Zapata
- 11 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Durante os anos, muitas pessoas me perguntam como eu supero o bloqueio de escritor. Minha resposta?
Imagine que você trabalha em uma fábrica, então você liga para seu supervisor e diz que você está com “bloqueio de trabalhador”. O que seu chefe diria? “Há. Engraçado. Agora venha para o trabalho. Você tem um horário para cumprir, amigo.”

Bloqueio de escritor é um mito.
Não me entenda errado – escrever é difícil. Pessoas que não escrevem ou não podem ou não irão escrever não têm ideia do quão difícil é colocar palavras que fazem sentido em um papel. Se você tem esperanças de que um dia será um escritor de verdade, você precisa sair da ideia que escrever é um hobby – algo que você faz no seu tempo livre. Escrever é um chamado, um trabalho. É por isso que eu costumo dizer que não é escrever o que eu amo, e sim “eu escrevi”.
Para mim, eu primeiro preciso superar a procrastinação. Com um prazo a cumprir, você vai me pegar checando datas de caixas de remédios, arrumando caixas de cereal, e descobrindo os planos mais profundos do meu lixo eletrônico. Eu faço qualquer coisa para evitar os negócios da escrita. Eu aprendi a aceitar que, durante esse tempo, meu subconsciente está trabalhando.
Dar a você um tempo pode gerar muitas grandes ideias. Às vezes, depois de meu pequeno tour pelo gabinete de remédios, alguns ovos de ouro irão surgir em minha mente.

Mas quando é hora de escrever, é hora de escrever.
Você precisa definir um horário para escrever e, então, apenas escrever. Esfaqueie o bloqueio de escritor pelo coração usando seu teclado. Continue escrevendo mesmo que você não queira ou não sinta inspiração.
Superar o obstáculo do bloqueio de escritor não mais básico ou complexo do que isso.
Comments